Junta de Freguesia de Rans

Rans é uma freguesia portuguesa do concelho de Penafiel, com 5,11 km² de área e 1 907 habitantes (2011). Densidade: 373,2 hab/km². (Ver mais...)

Apresentação

Até 24 de Junho de 1999, a sua designação oficial era Rãs.

Atá meados dos anos 90 a freguesia estava dividida por duas localidades distintas, Rãs de Cima e Rãs de Baixo, que se unificaram numa só localidade, numa medida tomada pelo então presidente da Junta Vitorino Silva.

Rans é uma freguesia desenvolvida ,embora maioritariamente rural, do concelho de Penafiel e é considerada uma das pioneiras em termos do desporto e ao apoio a idosos.

Tem na Honra de Barbosa o seu maior ex-libris, uma das grandes casas senhoriais medievais que resistem nos nossos dias, com uma torre, capela, pelourinho e muitas outras dependências.

Autentificação

Visitantes em Linha